Portaria nº 2048 de 05 de novembro de 2002 do Ministério da Saúde – Regulamento Técnico dos Serviços Estaduais de Urgência e Emergência.
Regulamentação
Objetivo
Habilitar e desenvolver habilidades para Atendimento Pré-Hospitalar (APH) móvel de urgência e emergência à nível de suporte básico de vida contemplando agravos súbitos à saúde de natureza traumática e clínica.
Carga Horária
Formação de 310 horas de curso;
Divididos em 09 módulos;
Duração de 10 meses.
Conteúdo Programático
Central de regulação médica
Materiais e Equipamentos do APH
Anatomia e Fisiologia
Biossegurança e Doenças Infecto Contagiosas
Bioética no APH e Aspectos Legais
História do APH e Estrutura Local
Revisão / Avaliação Teórica
Cinemática do Trauma
Sinais Vitais e Diagnósticos
Avaliação Primária (teórica)
Avaliação Primária (prática)
Avaliação Secundária (teórica)
Avaliação Secundária (prática)
Manobras de Controle das Vias Aéreas e Oxigênio Terapia (teórica)
Manobras de Controle das Vias Aéreas Oxigênio Terapia (prática)
RCP e DEA (teórica)
RCP e DEA (prática)
Revisão / Avaliação Teórica
Avaliação Prática
Ferimentos, Hemorragia e Choques
Prática de Curativos e Bandagens
Trauma Musculoesquelético
Prática de Imobilização de Fraturas e Luxações
Trauma Crânio Encefálico e Trauma de Face
Trauma Raquimedular
Trauma de Tórax
Trauma de Abdômen
Medicamentos em urgência/emergência
Revisão / Avaliação Teórica
Avaliação Prática
Lesões causadas por Queimaduras e Emergências Produzidas pelo Frio
Intoxicações
Acidente com Animais Peçonhentos
Emergências Cardiovasculares
Emergências Neurológicas
Emergências Clinicas Respiratórias e Abdominais
Emergências Pediátricas
Emergências Geriátricas
Emergências Obstétricas
Acidente com Múltiplas Vítimas
Revisão e Aplicação de Avaliação Teórica
Técnicas de Imobilizações e Remoções I
Técnicas de Imobilizações e Remoções II
Técnicas de Imobilizações e Remoções III
Técnicas de Imobilizações e Remoções IV
Técnicas de Imobilizações e Remoções V
Aplicação Avaliação prática
Radiocomunicação
Sistema de Comando em Incidentes
Emergências com Produtos Perigosos
Resgate Veicular
Combate a Incêndio
Resgate em Altura
Emergências Aquáticas
Revisão e Aplicação de Prova Teórica
Simulado de Atendimento I
Simulado de Atendimento II
Simulado de Atendimento III
Simulado de Atendimento IV
Resgate em Áreas Remotas
Estágio Supervisionado.
Conteúdo Programático
Sabemos que os motivos que levam à escolha de uma determinada empresa de prestação de serviços são muito variáveis, dependendo das necessidades específicas de cada pessoa.
Assim, com o intuito de facilitar esta decisão, apresentamos a seguir alguns de nossos diferenciais:
• METODOLOGIA DE ENSINO: Adotamos um misto da Pedagogia Waldorf, que repassa os ensinamentos considerando o ser humano em seu aspecto físico e psíquico, de acordo com as características de cada um e da sua faixa etária e a Pedagogia Pragmática, a qual se baseia na ideia de que a inteligência é um instrumento e assim deve ser despertado, privilegiando a resolução de situações problema com os conhecimentos adquiridos.
Com esta síntese obtivemos uma metodologia singular, em que o ensino teórico é atrelado a ações práticas e/ou situações já vivenciadas pelo instrutor, o qual atua como um participante de todas as ações no processo de aprendizagem.
Deste modo conseguimos formar profissionais realmente capazes de, por eles próprios, dar resposta às situações para as quais foram capacitados.
• INFRAESTRUTURA: Nosso Centro de Treinamentos que está localizado em Araucária/PR, na divisa com a CIC de Curitiba e conta com uma área de 600m² onde estão disponíveis ambientes para diversas modalidades de cenários que são utilizados nos diversos módulos do curso, tanto práticos como teóricos. Além disto, nosso campo de treinamento é formatado nos parâmetros da NBR 14277;
• CONFORMIDADE AMBIENTAL: Todo combustível e agentes extintores são utilizados conforme as legislações ambientais pertinentes, assim como a água utilizada nos exercícios com hidrante que é captação pluvial, sendo filtrada e reutilizada após cada treinamento;
• EXPERTISE: Contamos com uma equipe de consultores e instrutores com no mínimo cinco anos de experiência em suas habilitações, sendo cada qual registrado em seus respectivos órgãos e/ou conselhos profissionais;
• TRADIÇÃO: A SEST foi fundada no ano 2000, neste período sedimentou sua experiência e a credibilidade no mercado, fato comprovado pelo vasto acervo técnico e sucesso na colocação de nossos ex-alunos no mercado de trabalho;
• RELAÇÃO CUSTO X BENEFÍCIO: O investimento é sempre determinante numa relação comercial, assim procuramos otimizar nossos processo com o intuito de eliminar custos secundários e focar na qualidade de nossos instrutores, estrutura e equipamentos. Com isto obtivemos uma relação muito competitiva entre a qualidade do curso fornecido e o capital investido;
• PONTUALIDADE: Temos absoluto compromisso com os horários pré-agendados em nosso cronograma, de modo que todos os temas do curriculares sejam contemplados com o máximo aproveitamento;
• VALORES COMPORTAMENTAIS: Nossa equipe é capacitada internamente dentro de um rigoroso protocolo comportamental, de modo a levar como princípios básicos o respeito, a observação das limitações pessoais, a motivação e o espírito de grupo;
• INOVAÇÃO: Nossa política de sustentabilidade está baseada na constante busca de atualizações de nosso currículo, incluindo novas tecnologias pedagógicas. Este tem sido um de nossos principais valores, entendendo que deva ser compartilhado com nossos alunos, ex-alunos e demais interfaces.
• CONTATO COM A VIDA REAL: Cientes de que não basta um robusto volume de informações teóricas, a SEST constituiu seus currículos baseados num grande volume de aulas práticas e estágio, realizado em entidades renomadas.
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