A direção defensiva compreende uma série de medidas de prevenção relacionadas ao âmbito do trânsito. Essas medidas possuem o intuito de reduzir acidentes e as suas consequências no dia a dia dos pedestres e motoristas.
Vale lembrar que o Curso de Direção Defensiva é exigência no Brasil desde o ano de 2004 tanto para a obtenção quanto para a renovação da habilitação.
Os princípios básicos da direção defensiva são divididos em cinco grupos que se complementam, tais como conhecimento, atenção, previsão, habilidade e, por fim, ação.
O Curso de Direção Defensiva tem a intenção de conceder ao aluno a capacidade de identificar situações de risco que acarretam em acidentes.
Por outro lado, também visa desenvolver técnicas preventivas para evitá-los, utilizando para isso uma série de regras e metodologias coerentes com protocolos que os permita evitar esses transtornos.
Depois da apresentação de diversos exemplos práticos e teóricos relacionados ao trânsito, o aluno é estimulado a refletir sobre a sua atuação como membro participativo do trânsito diário.
Desse modo, o Curso de Direção Defensiva estimula a reflexão sobre a segurança no trânsito e também qual é a melhor maneira de conviver, de modo saudável e seguro, neste cenário repleto de desafios e bastante imprevisível.
Por meio dos conteúdos programados por esse curso, o aluno tem totais condições de aprender a importância de se comportar defensivamente diante dos desafios tão comuns ao trânsito atual, que muitas vezes é repleto de dificuldades.
No instante em que o motorista assume a direção defensiva, ele compreende que necessita dirigir por ele e também pelos outros. Desse modo, ele não vai ser cuidadoso apenas diante das suas ações, mas também pelas ações de outros pedestres e motoristas.
Por essa razão, a realização do Curso de Direção Defensiva adquire cada vez mais relevância para prevenção de acidentes e melhoria no trânsito.
Este curso tem o objetivo de levar o participante a identificar situações de risco que geram acidentes e desenvolver técnicas prevencionistas para evitá-los, fazendo uso de regras e metodologias condizentes com protocolos que os leve a mitigar seu envolvimento em incidentes.
Após a apresentação de diversos exemplos práticos e experiências vivenciadas pelo instrutor, o aluno é instigado a refletir sobre seu verdadeiro papel quanto à segurança no trânsito e o qual a melhor forma de conviver, de modo saudável e seguro, neste ambiente de desafios e imprevisibilidade, aprendendo a se comportar defensivamente frente aos desafios que lhe serão apresentados.