São várias as atividades que exigem um profissional apto a executar trabalhos em altura. Sendo assim, trabalhos que envolvam a construção e a manutenção de prédios, bem como instalações em altas edificações são alguns deles.
Os riscos de queda, bem como a exposição a diferentes condições do clima fazem parte da rotina desses profissionais.
Técnicos responsáveis pelo reparo e manutenção de fios em postes também devem subir com frequência a alturas elevadas. São para garantir a segurança em situações como essas que existe a atuação do Supervisor de trabalho em altura.
Nesse caso, é pertinente também conhecer o Curso de trabalho em altura, que aborda todos os cuidados e os equipamentos necessários para a realização desse tipo de atividade.
O supervisor tem o objetivo de fiscalizar as condições de trabalho dos funcionários que devem atuar em pontos elevados. Desse modo, o Supervisor de trabalho em altura está sempre atento para as instalações e a segurança dos equipamentos utilizados em tais atividades.
Outro aspecto importante desse trabalho é o fato de que o supervisor tem os conhecimentos necessários para aplicar os procedimentos de auxílio e prestar os primeiros socorros diante de algum acidente.
Quem deve realizar o Curso de Supervisor de trabalho em altura são aqueles profissionais que atuam nessa área, envolvidos em atividades que exijam subir em pontos altos.
Esse curso também é recomendado para empreendimentos de médio e de grande porte, até mesmo instituições públicas, que possuam em seu quadro de funcionários aqueles profissionais que frequentemente estão atuando em atividades que necessitam de equipamento e treinamento para alturas elevadas.
Por essa razão, é importante investir no Curso de trabalho em altura, pois o serviço de um supervisor voltado para esse tipo de atividade é muito importante para garantir a proteção dos profissionais.
Garantir que os profissionais que desempenham esta atividade a realizem de forma eficiente, segura e certificada, conforme determina a NR35.
Ter aptidão física e mental comprovada por ASO – Atestado de Saúde Ocupacional.
A capacitação de Executante para Trabalho em Altura possui carga horária mínima de 8 horas, sendo um curso obrigatório para o profissional que irá desempenhar o trabalho em altura.
Após o prazo de 2 (dois) anos, o profissional deve realizar o Curso de Reciclagem, de modo a ratificar os conceitos da formação e associá-los às nova situações encontradas no dia a dia laboral.
Para a capacitação de Supervisor para Trabalho em Altura é requerida a carga horária mínima de 40 horas, válida por 2 (dois) anos, sendo um curso obrigatório para o profissional que irá desempenhar a supervisão do trabalho em altura.
O curso visa a cumprir o que determina a Norma Regulamentadora em seu item 35.4.3 Todo trabalho em altura deve ser realizado sob supervisão, cuja forma será definida pela análise de risco de acordo com as peculiaridades da atividade.
Decorridos 2 (dois) anos, o profissional Supervisor deverá realizar o Curso de Reciclagem com duração de 20 horas.
Observação: Este curso não habilita para ser instrutor.
1) Em nosso curso já são contemplados inúmeros requisitos que serão implantados pela nova Portaria SIT n.º 490, de 15 de maio de 2015 – itens 35.5 e Anexo II (EPIs, Sistemas de Ancoragem e uso de Cordas);
2) Este Curso é também é ofertado na opção IN COMPANY, fazendo uso de uma UNIDADE DE TREINAMENTO MÓVEL, veja mais detalhes na página principal deste site.